sábado, 30 de junho de 2012

Visão geral da célula
              (microscópio, história das células, células eucariontes e procariontes, estruturação das células e suas funções, respiração celular, síntese de proteínas e trocas de substâncias, etc)
Vídeo: Células



Composição química dos seres vivos
Os seres vivos possuem uma composição química complexa. Compostos por minerais (água e sais minerais) como composto organicos (ácidos nucléicos, proteínas, carboidratos, lipídios).

Água - De todos os composto, a água é o mais abundante nos seres vivos. Sua função é dissolver os demais compostos característicos dos seres vivos. Além disso, auxilia na manutenção da temperatura corporal desses seres

Sais minerais - São encontrados nos seres vivos numerosos sais. Alguns sais principais são:
  • Cálcio: principal componente dos ossos, sua ausência causa raquitismo, sijeitos a fraturas.
  • Sódio e Potássio: controlam a permeabilidade ás substânciaque entram e saem do organismo, bem como os impulsos elétricos que percorrem os nervos.
  • Magnésio: forma a clorofila
  • Iodo: regulam o funcionamento da glândula tireóide no pescoço ocasionando sua falta o bócio ou papeira
  • Ferro: são importantes na produção dos glóbulos vermelhos do sangue
  • Fósforo: importante no acúmulo de nergia para atividades dos seres vivos
  • Bicarbonatos: sais que neutralizam o excesso de acidez em nosso organismo.
Os carboidratos ou gricídios
     São comumente chamados de açúcares, são compsotos orgânicos elaborados pelos vegetais por meio do processo chamado fotossíntese.
     Nesse processo, a planta utiliza a água do solo e o gás carbonico da atmosfera. Como fonte de energia a planta utiliza a luz. Como produtos do processo forma-se açúcares e oxigênio.
São números açúcares produzidos, como glicose (uva e tamarindo), a frutose (frutas), a sacarose (cana-de-açúcar e na beterraba), o amido (mandioca, batata, sementes, trigo e o milho) e a celulose (forma as fibras nos begetais).
     Os açúcar, em geral, são subtâncias energéticas. O principal açúcar que fornece energia ao organismo é a gricose. Outros açúcar, como a ribose e a sedoxirribose, fazem parte da estrutura dos ácidos nucléicos.

Os lípidios
      São substâncias orgânicas insolúveis em água e solúveis em solvente orgânicos (benzina, éter, querosene, etc.).
      Podem ser líquidos (óleos de oliva, de soja, de milho, etc,) ou sólidos (gordura de coco, mandeiga de cacau, mandeiga de leite, banha, sebo).
      Os liídios, além de fazerem parte da estrutura dos seres vivos, fornecem energia. São isolantes térmicos, contra o frio e amortecer contra pancadas.

Proteínas
     São substâncias organicas, formadas pela união de moléculas de aminoácidos. Nas células que forma o nosso organismo há mais de 100 mil proteínas diferentes, cada uma exercendo uma função.
     Na natureza, as proteínas são encontradas em ovos, leite, carne e legumes (feijão, soja, lentilha, ervilha, amendoim,etc.)
     Muitas proteínas funcionam como enzimas. Enzimas, são proteínas que regulam o tipo de reação, fazem aumentar a sua velocidade. Todas as reações que ocorrem no organismos são reguladas por enzimas. A temperatua atua nas reações enzimáticas, a atividade enzimática também aumenta até certo ponto (50ºC), que vai perdendo sua atividade.
     Algumas proteínas atuam como anticorpos. Quando nosso organismo recebe antígenos (substâncias estranhas), que não podem ser digeridas, produz anticorpos que são proteínas capazes de reagir com os antígenos impedindo o seu efeito.

Vitaminas
São nutrientes orgânicos essenciais a várias reações do metabolismo, regulando-as.
Qunado ocorre a deficiência de vitaminas surgem no organismo as doenças de carência ou avitaminoses.
Apresentamos aqui algumas vitaminas, suas principais fontes e suas avitaminoses:
  • Vitamina A: encontrada em vegetais verdes, óleo de fígado de peixes, gema de ovos, leite e cenoura. Sua avitaminose produz a cegueira noturna (hemeralopia), lesões na pede e diminuição de resistência a infecções.
  • Vitamina D: encontrada no óleo de fígado de peixes, gema de ovos e produzida pro ação de raios solares sobre a pele. Sua avitaminose prozus o raquitismo.
  • Vitamina K: encontrada em vegetais e produzida no intestino por ação bacteriana. Sua avitaminose enfraquece o processo de coagulação sanguínea.
  • Vitamina C: encontrad nos frutos cítricos, na acerola, no tomate, no caju e nas hortaliças. Sua avitaminose ocaiona o escorbuto que se caracteriza por hemorragias e inchaço nas articulações dos ossos.
  • Vitamina B12: encontrado no fígado bovino, nos ovos, no leite, nas carnes e nos peixes. Sua avitaminose ocasiona a anemia e lesões do sistema nervoso.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Células: Eucariontes e Procariontes

Células 
A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.


De acordo com o número de células podem ser divididas em:
  • Unicelulares - Bactérias, protozoários, algas unicelulares, etc
  • Pluricelulares -animais, aves, alguns fungos, plantas, etc
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
  • Células Procariontes. Ex: bactérias 
  • Células Eucariontes. Ex: animais e vegetais 

Células Eucariontes:  Células mais complexas, podem ser unicelulares ou pluricelares, apresenta núcleo, o material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear (carioteca). Apresenta mais organelas que as células procariontes.
Há duas sub-divisões, as células animais e vegetais, que apresentam algumas diferenças de composição de organelas.


                                                  Animal
 

                                              Vegetal


Células Procariontes: São unicelulares, têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo, e seu matérial genético não está separado do citoplasma por uma membrana (carioteca). Possui carencia de muitas organelas presetes nas eucariontes.