REPRODUÇÃO: assexuada e sexuada
O processo de crescimento ocorre nas populações de animais e de vegetais, de maneira diversificada, pois é um crescimento contínuo e necessário para a sobrevivência desses seres.
Conceito e tipos de reprodução: reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de formar outros seres vivos semelhantes a si mesmo com a finalidade de perpentuar a espécie. A reprodução pode ser: assexuada ou sexuada.
Reprodução Asexuada
Na reprodução asseuada os novos seres vivos se formam sem a interferência de célula especiais denominadas gametas.São vários processos assexuados de reprodução, podendo-se citar:
- Bipartição: consiste na divisão do corpo do ser vivo em duas porções aproximadamente iguais. É um processo muito comum entre bactérias e os protozoários.
- Brotamento: caracterizado pela formação de um ou mais brotos (aglomerados de células) na região periférica do ser, esse broto se desenvolve e origina um novo indivíduo. É um processo comum nos esponguiários (poríferos) e nos cnidários (celenterados).
- Estrobilização: formação de estruturas (estróbilos) que se fragmentam e se separam formando novos seres vivos a partir de uma matriz. É comum em certos grupos de animais cnidários.
- Fragmentação do corpo: ocorre em certas espécies de algas azuis coloniais ou em alguns vermes. O corpo desses seres fragmenta-se formando novos indivíduos.
- Formação de esporos: ocorre em fungos e em certas variedades de algas. O esporo é uma célula reprodutiva com a capacidade de gerar um novo ser. Os esporos podem ser móveis (zoósporos) ou imóveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário